domingo, 28 de dezembro de 2008

M&M Atletismo: Retrospectiva 2008

Jogos Olímpicos de Pequim (China)

Não podia ser diferente: grande momento do esporte mundial de 2008, os Jogos Olímpicos de Pequim representaram também nosso melhor momento na temporada, com as conquistas inéditas de IRVING SALADINO e MAURREN HIGA MAGGI, ambos no salto em distância.
Irving conquistou a primeira medalha de ouro olímpica da história do Panamá, com um salto de 8,34m. A vitória de Maurren também foi histórica: com 7,04m, sua melhor marca desde junho de 2003, tornou-se a primeira brasileira a ganhar uma medalha de ouro olímpica em esportes individuais. Digno de registro é o fato de termos, nessa mesma final, a presença de outra brasileira: KEILA DA SILVA COSTA, 11ª. colocada – nunca antes o Brasil havia classificado duas atletas para uma mesma final olímpica!
Também competiram na China os atletas GISELE LIMA DE OLIVEIRA (salto triplo), JEFFERSON DIAS SABINO (salto triplo) e LOUIS TRISTÁN (salto em distância).

Campeonato Mundial Indoor – Valência (Espanha)

No outro grande evento adulto da temporada, o Campeonato Mundial Indoor, realizado em Valência (Espanha) no início de março, MAURREN HIGA MAGGI conquistou a medalha de prata no salto em distância, com um novo recorde sul-americano: 6,89m. Nesse mundial, Maurren teve ainda a companhia de KEILA DA SILVA COSTA na final, 7ª. colocada. Também competiram em Valência ROGÉRIO DA SILVA BISPO (salto em distância) e EDER ANTONIO SOUZA (60m com barreiras).



Campeonato Ibero-Americano – Iquique (Chile)

Em junho, na cidade de Iquique, no Chile, foi realizado o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo. Tivemos a participação de 8 atletas, sendo que o destaque ficou por conta de ELIANA RENATA DA SILVA, campeã do salto em altura, que igualou seu recorde pessoal (1,87m) e venceu todas as principais saltadoras sul-americanas. Também conquistaram medalhas os seguintes atletas: LAURICE CRISTINA FELIX (2º lugar no salto triplo), EDER ANTONIO SOUZA (bronze nos 110m com barreiras), e LOUIS TRISTÁN (bronze no salto em distância).

Campeonato Sul-Americano Sub-23 – Lima (PERU)

Participamos do Sul-Americano Sub-23, em Lima, com 7 atletas. A competição ocorreu em setembro, com bons resultados. FABIANA DOS SANTOS MORAES e GISELLE MARCULINO DE ALBUQUERQUE fizeram dobradinha nos 100m com barreiras; GUILHERME HENRIQUE COBBO foi o vice-campeão do salto em altura, com a boa marca de 2,14m; EDER ANTONIO SOUZA (110m com barreiras) e KAUIZA MOREIRA VENÂNCIO (salto em distância) conquistaram medalhas de bronze. Também participaram Carlos Roberto Pio de Moraes Junior ( S. Distância - 4o. lugar) e Douglas Soares Nazareth (400m s/b - 5o. lugar)

Campeonato Mundial Juvenil - Bydgoszcz (Polônia)
CARLOS ROBERTO PIO DE MORAES JUNIOR e LUIS FERNANDO IMANAKA FERREIRA participaram do Campeonato Mundial Mundia Juvenil, na Polônia. LOURIVAL NOGUEIRA DE ALMEIDA NETO, ainda menor, também obteve o índice para esse Mundial.
Campeonato Sul-Americano de Menores – Lima (Peru)

Essa foi a última competição internacional da temporada, realizada no último final de semana de novembro. JONATHAN HENRIQUE SILVA e LOURIVAL NOGUEIRA DE ALMEIDA NETO já completavam 4 semanas de treinamento visando a temporada de 2009, e mesmo sem nenhum tipo de preparação especial, obtiveram ótimos resultados. Jonathan venceu os 110m com barreiras (14s12) e foi segundo colocado no salto triplo, com 15,11m. Lourival conquistou a medalha de prata no salto em distância, com 7,31m, atrás apenas do líder do ranking mundial de menores.

Troféu Brasil de Atletismo – São Paulo

Como sempre, o Troféu Brasil de Atletismo foi um dos pontos altos da temporada. Na maior competição do Brasil, conquistamos um total de 12 medalhas, com alguns resultados memoráveis. No salto em distância feminino, MAURREN MAGGI (6,99m – recorde do Troféu), KEILA COSTA (6,79m) e GISELE LIMA DE OLIVEIRA (6,66m) dominaram completamente o pódio, com marcas expressivas. Gisele venceu ainda o salto triplo, com 13,80m. ELIANA RENATA DA SILVA conquistou, pela quarta vez, a medalha de ouro no salto em altura, com 1,81m. EDER ANTONIO SOUZA (110m s/b - 13.80), FABIANA DOS SANTOS MORAES (100m s/b - 13.46) e JEFFERSON DIAS SABINO (S. Triplo - 16,89m) sagraram-se vice-campeões brasileiros, enquanto GUILHERME HENRIQUE COBBO (S. Altura - 2,14m), JÉSSICA SOARES ROMÃO DE SOUZA (100m s/b - 13.85), LEONARDO ELISIÁRIO DOS SANTOS (S. Triplo - 16,25m) e THIAGO JACINTO CARAHYBA DIAS (S. Distância - 7,78m) conquistaram medalhas de bronze.

Grandes Prêmios de Atletismo do Brasil

Maio é considerado o “Mês do Atletismo no Brasil”. Esse ano, foram 5 os GPs realizados: Uberlândia, Fortaleza, Rio, São Paulo e Belém. Em Uberlândia, os destaques foram GISELE LIMA DE OLIVEIRA, campeão do salto triplo (14,31m), ELIANA RENATA DA SILVA, segunda colocada no salto em altura (1,82m), e as medalhistas de bronze FERNANDA DELFINO (S. Altura – 1,79m) e LAURICE FELIX (Salto triplo – 13,60m); em Fortaleza, GUILHERME COBBO teve uma atuação surpreendente no salto em altura, e conquistou a medalha de bronze, com 2,18m KEILA COSTA foi a segunda colocada no salto em distância, com 6,65m (índice olímpico), em prova vencida por MAURREN MAGGI (6,75m), e que teve ainda GISELE OLIVEIRA na terceira colocação (6,31m). Gisele fez apenas duas tentativas no salto em distância, pois minutos depois voltaria à pista para o salto triplo, prova que venceu com 13,99m. No GP do Rio, IRVING SALADINO abriu sua temporada, já marcando o melhor resultado do mundo no ano: 8,39m. MAURREN venceu o salto em distância com recorde do torneio (6,91m), uma vez mais escoltada por Keila Costa (6,55m), enquanto EDER SOUZA conquistava a terceira colocação nos 110m com barreiras (13.74). ROGÉRIO BISPO, campeão do salto em distância (8,01m) foi, ao lado de MAURREN MAGGI (campeã do feminino, com 6,87), o destaque de São Paulo, que contou ainda com KEILA COSTA na terceira colocação (6,57m). Finalmente, em Belém, MAURREN MAGGI completou 100% de aproveitamento nos GPs do Brasil, vencendo o salto em distância com 6,83m.

Circuito de Meetings Internacionais – Indoor

Tivemos uma curta, mas vitoriosa, participação no Circuito de Meetings Indoor, na Europa. Os principais resultados foram:
IRVING SALADINO – Campeão do salto em distância em Valência (8,20m) e Atenas (8,42m – recorde sul-americano), em ambos os casos estabelecendo a melhor marca mundial da temporada.
MAURREN HIGA MAGGI – Campeã do salto em distância em Stuttgart (6,87m – Recorde Sul-americano) e segunda colocada em Valência (6,76m).
ROGÉRIO DA SILVA BISPO – Vice-campeão do salto em distância em Samara, na Rússia, com 8,03m (Recorde brasileiro), segundo colocado em Valência (7,88m) e terceiro colocado em Atenas (7,91m).
EDER ANTONIO SOUZA – Terceiro colocado nos 60m com barreiras em Eaubonne (França), com 7.80, e campeão em Valladolid, com 7.72.
LEONARDO ELISIÁRIO – Campeão do salto triplo em Valladolid, com 16,00m

Circuito de Meetings Internacionais – Outdoor

IRVING SALADINO – Campeão do salto em distância em Hengelo (com 8,73m – melhor marca do mundo nos últimos 14 anos), Paris e Roma;
MAURREN HIGA MAGGI – Campeã do salto em distância em Eugene, Madri e Rethymno (Grécia), e segunda colocada em Doha;
EDER ANTONIO SOUZA – Campeão dos 110m com bareiras em Lugano (Suiça) e Ávila (Espanha), segundo colocado em Alcalá (Espanha);
LEONARDO ELISIÁRIO DOS SANTOS – Terceiro colocado no salto triplo em Alcalá, campeão em Ávila (Espanha);
GISELE LIMA DE OLIVEIRA – segunda colocada no salto em distância em Tanger (Marrocos) e no salto triplo em Heusden (Bélgica);
ROGÉRIO DA SILVA BISPO – Campeão do salto em distância em Ávila.

Campeonatos Brasileiros de Menores

JONATHAN HENRIQUE SILVA foi um dos grandes destaques da competição, vencendo duas provas: salto triplo e 110m com barreiras. LOURIVAL NOGUEIRA DE ALMEIDA NETO confirmou seu favoritismo, e venceu o salto em distância.

Campeonatos Brasileiros de Juvenis

JÉSSICA SOARES ROMÃO DE SOUZA (100m com barreiras), JOÃO PAULO DE OLIVEIRA ROSA (S. Triplo) e LUIS FERNANDO IMANAKA FERREIRA (110m com barreiras) sagraram-se campeões brasileiros. ERIC SIGAKI MARTINS DE JESUS foi o segundo colocado nos 100m rasos, mesma colocação obtida por João Paulo no salto em distância. Conquistaram medalhas de bronze LOURIVAL NOGUEIRA DE ALMEIDA NETO (S. Distância) e VALDILÉIA MARTINS (S. Altura).

Campeonatos Brasileiros Sub-23

Programado para uma época desfavorável, poucos de nossos atletas participaram. Ainda assim, FABIANA DOS SANTOS MORAES (100m com barreiras) e GUILHERME HENRIQUE COBBO (S. Altura) competiram, e sagraram-se campeões brasileiros.

Grand Prix Sul-Americano Juvenil

Em seu ano de despedida da categoria juvenil, JÉSSICA SOARES ROMÃO DE SOUZA venceu os 100m com barreiras em todas as etapas do GP Sul-Americano Juvenil: Osorno e Puerto Montt (Chile), e Assunção (Paraguai). VALDILÉIA MARTINS foi a campeã do salto em altura em Osorno.

Grand Prix Sul-Americano

Participamos de várias etapas do GP Sul-Americano esse ano. Os principais resultados foram os seguintes:
Medellín (Colômbia): ELIANA RENATA DA SILVA (S. Altura) e LOUIS TRISTÁN (S. Distância) foram medalha de prata;
Caracas (Venezuela): GUILHERME HENRIQUE COBBO (S. Altura) foi o terceiro colocado;
Barquisimeto (Venezuela): Medalha de prata para DOUGLAS SOARES NAZARETH (400m com barreiras);
La Paz (Bolívia): GISELE LIMA DE OLIVEIRA venceu o salto em distância. FABIANA DOS SANTOS MORAES (100m com barreiras) e THIAGO CARAHYBA (S. Distância) foram medalha de prata;
Cochabamba (Bolívia): GISELE LIMA DE OLIVEIRA voltou a vencer o salto em distância, seguida por LAURICE CRISTINA FÉLIX. Medalhas de bronze para EDER ANTONIO SOUZA (110m com barreiras) e FABIANA DOS SANTOS MORAES (100m com barreiras).
Bogotá (Colômbia): THIAGO CARAHYBA venceu os 110m com barreiras; ELIANA RENATA DA SILVA foi a segunda colocada no salto em altura, e FABIANA DOS SANTOS MORAES foi a terceira nos 100m com barreiras.

Atletas que conseguiram Recordes Pessoais em 2008

Mirins:
Caio Cezar Fernandes dos Santos – Salto em Distância – 6,93m
Larissa de Paula Moura – Salto em Altura – 1,40m
Menores:
Lourival Nogueira de Almeida Neto – Salto em Distância – 7,57m / Salto em Altura – 2,03m
Jonathan Henrique da Silva – Salto Triplo – 14,96m / 110m com barreiras – 14.00
Juvenis:
Eric Sigaki Martins de Jesus – 100m rasos – 10.71
Carlos Roberto Pio de Moraes Junior – Salto em Distância – 7,73m
João Paulo de Oliveira Rosa – Salto em Distância – 7,40m / Salto Triplo – 15,35m
Luis Fernando Imanaka Ferreira – 110m com barreiras juvenil – 13.87
Jéssica Soares Romão de Souza – 100m com barreiras – 13.85
Anita Leal Souza – 100m com barreiras – 14.18
Valdiléia Martins – Salto em Altura – 1,76m
Sub-23:
Fabiana dos Santos Moraes – 100m com barreiras – 13.36
Giselle Marculino de Albuquerque – 100m com barreiras – 13.78
Douglas Soares Nazareth – 400m com barreiras – 50.72
Adultos:
Gisele Lima de Oliveira – Salto Triplo – 14,28m
Maurren Higa Maggi – Salto em Distância Indoor – 6,89m (Recorde Sul-Americano)
Jeferson Dias Sabino – Salto Triplo – 17,28m
Rogério da Silva Bispo – Salto em Distância Indoor – 8,03m (Recorde Brasileiro)

Prêmios recebidos em 2008

Maurren Higa Maggi
Confederação Sul-Americana de Atletismo – Gran Atleta
Brasileiro do Ano – Esportes – Revista Isto É
100 Personalidades mais Influentes de 2008 – Revista Época
Troféu Mesa Redonda – TV Gazeta
Prêmio Brasil Olímpico – Melhor Atleta Feminino
Jornal O Globo – Destaque do Esporte

Nelio Alfano Moura
Condederação Sul-Americana de Atletismo – Gran Maestro
Troféu Raça Negra 2008 – Unipalmares
Prêmio Brasil Olímpico – Melhor Treinador (Modalidade Individual) – Comitê Olímpico Brasileiro

Chegamos ao fim de uma de nossas temporadas mais vitoriosas, e queremos parabenizar e agradecer a todos nossos atletas, atores principais de tudo que se realizou esse ano. A participação dos clubes, patrocinadores, entidades dirigentes do esporte, e poder público também merece destaque, por terem garantido as condições para a obtenção desses resultados. Nos voltamos agora para a preparação para 2009, que esperamos venha a ser um ano também repleto de conquistas.



PÉ NA TÁBUA, E SUCESSO EM 2009!!!!

Nenhum comentário: